top of page
Release

Fact-checking: como identificar e combater as fake news


O fact-checking é usado por grandes empresas para combater a desinformação de forma técnica e ética.

Diariamente somos bombardeados por informações, vindas das mídias sociais, blogs, influenciadores ou grupos de WhatsApp. A todo momento recebemos notícias como a morte de famosos ou sérias mudanças econômicas e políticas. Mas, como saber o que é boato e o que é verdade? E quais as razões para estes boatos? Para responder a estas perguntas e também ensinar a identificar o que é falso do verdadeiro, o grupo Radix promove o curso Fact-checking: Como identificar e combater as fake News.

A checagem de informações, também conhecido como fact-checking, hoje não é apenas uma área em expansão e que oferece novas oportunidades para os profissionais de comunicação, mas tornou-se essencial para as corporações e pessoas públicas. O fact-checking é usado por grandes empresas para combater a desinformação de forma técnica e ética. Os profissionais desta nova área, os fact-checkers também têm um amplo campo de trabalho, especialmente em campanhas eleitorais, como a que ocorre em 2018.

As aulas serão ministradas pelas jornalistas e professoras Bette Romero e Terezinha Santos. O curso é composto de 12 h/aula, 2ªs e 4ªs, das 18h30 às 21h30, na sede do Radix (Av. Treze de Maio, 23 sala 328, Centro, Rio de Janeiro – RJ).

Sobre as instrutoras:

Bette Romero -Jornalista, trabalhou na Editora Bloch, Editora Abril e TV Cultura (RTC), entre outras empresas. No jornalismo empresarial, foi assessora de imprensa da Burson-Marsteller, da Secretaria de Meio Ambiente (SP), da Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Abifarma), da Bolsa do Rio (BVRJ), e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). É Diretora da Background Maxx Comunicação. Na área acadêmica, é Mestre em Educação, professora de pós-graduação em Assessoria de Imprensa 3.0 e Gestão de Crise.

Terezinha Santos - Jornalista, diretora da TFS Comunicação, foi consultora de comunicação de crise da Petrobras, Gerente de comunicação da Golden Cross e gerente de relações externas da CEG. Graduada pela Facha, pós-graduada em Comunicação pela Estácio e Comunicação Empresarial International pela Aberje/Syracuse University, Nova York.

Conteúdo Programático:

1. A origem do fact-checking O que são as fake news ou o fenômeno da pós-verdade; quando surgiu e para que servem Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade? (Joseph Goebbels) As principais plataformas de checagem O fact-checking no Brasil – quem é quem? A ética no fact-checking

2. Metodologia de checagem Como identificar uma frase/fato/boato/foto/vídeo passível de ser checada As metodologias existentes As etiquetas de checagem As principais plataformas de Lei de Acesso à Informação Cases de checagens internacionais Case: a checagem passo a passo - oficina

3. Ferramentas de checagem Como criar uma estratégia eficiente para publicar uma checagem Ferramentas online e offline mais usadas no mercado As ferramentas do Google e do Facebook Agências e sites de fact-checking Oficina de checagem

4. Tendências de futuro na checagem Cuidados para não difundir notícias falsas/hackers/O fact-checking no dia a dia das redes sociais Agências internacionais de combate a notícias falsas A automação na checagem das notícias e Oficina de checagem

Os cursos livres Radix oferecem certificados de participação e têm valor de atividades complementares para os alunos de graduação. Informações: (21) 2215-4025 / Email:secretaria@cursoradix.com.br https://app.cursoradix.com.br/portal/fact-checking/

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page