LOGÍSTICA - OP LOG
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MARKETING & RELACIONAMENTO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2010 2 B2B - MARKETING INDUSTRIAL
 
 
 
 
2010 2 CANAIS DE MARKETING E VENDAS
 
 
2010 2 CURSO REDES SOCIAIS
 
2010 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2010 2A GESTÃO DE EVENTOS
 
 
 
ADMINISTRAÇÃO DE CRISE
 
 
 
 
 
 
ANÁLISE DE MERCADO
 
 
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
 
 
 
 
 
BOXNET
 
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E VENDAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
 
 
 
 
 
 
 
 
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
ÉTICA NO JORNALISMO
 
 
 
 
 
 
 
 
GESTÃO NEGOCIOS COMUNICAÇÃO
 
 
I C - INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
II SEMINARIO REDES SOCIAIS RS
MARCAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MARKETING DE VAREJO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MARKETING DIGITAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MKT ADMINISTRAÇÃO
 
 
 
 
 
 
MKT INTERNACIONAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PESQUISA DE MARKETING
 
 
 
PLANEJAMENTO DE MARKETING
 
 
 
 
PROPAGANDA & MIDIA
 
 
 
 
 
TECNOLOGIAS & RELACIONAMENTO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SALA DE ESTUDO - CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E VENDAS
 
Os 10 pecados mortais do chefe medíocre


Todos passamos ou conhecemos um chefe medíocre - alguém que acha que é um líder mas na verdade atrapalha mais do que ajuda. Brian Azar, consultor do site www.salesdoctor.com, organizou as 10 características do chefe medíocre. O texto encaixa-se como uma luva na realidade de muitas empresas brasileiras. Com a autorização do autor, traduzi e adaptei o material para os leitores deste site.    

Este texto é direcionado àqueles profissionais que precisam aprender, crescer e mudar... ou ser demitidos, por causa do seu ego, arrogância, vaidade ou falta de inteligência emocional. Infelizmente, teremos que continuar convivendo com muitos medíocres por um bom tempo no escritório. Se você conhece alguém assim, tire uma cópia do texto e deixe em cima da mesa dele/dela:

1) Têm que estar sempre certos: A maioria dos chefes medíocres usará seu cargo e autoridade para dar suporte a este defeito de caráter. Eles precisam sempre ganhar as discussões, forçar as pessoas a concordarem com elas e fazer tudo do seu jeito. Seu ego nunca permite que eles aceitem que estão errados ou que cometeram um erro. Acabam atraindo um bando de puxa-sacos - gente que diz sim e faz tudo que mandam. Isso acaba destruindo qualquer possibilidade de criatividade ou inovação dentro da equipe.

2)
Perdem a calma por qualquer coisa: A maioria dos chefes medíocres usará sua raiva e temperamento explosivo para controlar ou intimidar os outros. Parecem ter um prazer especial em discutir e insultar as pessoas, usando muitas vezes 'piadinhas' de conotação sexual, étnica ou religiosa para diminuir os colegas/subordinados. Muitos deles podem até se desculpar depois, mas não sem antes acusar o outro de ter começado e provocado.

3)
Externam seus problemas jogando a culpa nos outros: A maioria dos chefes medíocres prefere apontar e culpar os outros do que assumir seus próprios erros. Ao fazer isso, ao invés de ajudar a resolver o problema e evitar que ele ocorra novamente, conseguem aumentar os ressentimentos e a desmotivação dentro da equipe.

4)
Têm pouca tolerância e nenhuma paciência: Embora falem muito de tolerância e paciência, para a maioria dos chefes medíocres na prática o que acontece é o contrário, principalmente em relação a pessoas, lugares, projetos e idéias que não se encaixam com seus preconceitos. Enquanto tentam manter a fachada, estes medíocres tendem a desrespeitar e diminuir sua equipe, tornando bastante desagradável o ambiente de trabalho, matando a paixão e a energia de todos.

5)
Têm sérios problemas para controlar-se: A maioria dos chefes medíocres têm que estar permanentemente no controle. Sentem-se perdidos ou desconfortáveis quando algum outro está no comando. Acreditam que têm todas as respostas, e acham que são pagos por isso. Dentro das suas cabecinhas, imaginam ser perfeitos e que todo mundo está olhando para eles como modelos, gurus, mestres. Se eles não controlarem o Universo, acreditam que o caos e a confusão tomarão conta de tudo - quando, na realidade, é justamente o contrário: eles é que são o centro do problema.

6)
Têm medo de delegar: Muitos chefes medíocres rodeiam-se de pessoas parecidas com eles na forma de pensar, acreditar, comportar e mesmo de vestir. Depois tratam essas pessoas como se fossem escravos sem cérebro, que existem apenas para seguir suas ordens e produzir os resultados adequados. Obviamente, isso acaba matando a liberdade de expressão, a diversidade e qualquer possibilidade de mudança!

7)
Não têm um propósito maior na vida: A maioria dos chefes medíocres apóia oficialmente a filosofia atual de um local de trabalho alegre e saudável, onde o cliente é quem manda. Isso na fachada, porque na hora da verdade eles obrigam seus vendedores a fazer cada vez mais visitas e chamadas, vender mais a qualquer custo, deixam a ética de lado, etc. - qualquer coisa que traga resultados rápidos com o mínimo necessário de tempo. E as pessoas que se danem - "eu quero resultados".

8)
Não têm a habilidade de reconhecer sinceramente: que a maioria destes medíocres se interessa mesmo com os resultados finais e aumentos de produtividade, esquecem de cuidar da sua equipe. Não conhecem as pessoas pelo que elas são - somente pelo que produzem. Ao serem questionados sobre o assunto, que existem benefícios comprovados em cuidar do lado humano da equipe, os medíocres sentem-se altamente desconfortáveis, pois se são incompetentes em lidar com suas próprias emoções, imagine então com a dos outros.

9)
Têm baixíssima inteligência emocional: Enquanto muitos medíocres tem níveis altos de inteligência e treinamento, com formação em Universidades famosas e muito conhecimento técnico, tendem também à pobreza nas qualidades pessoais, de personalidade e caráter fundamentais para liderar e inspirar uma equipe. Este defeito acaba provocando reflexos em outras áreas, como por exemplo recrutamento e contratação inadequados, o que cria um ciclo vicioso de demissões e alto turn over.


10)
Não têm autenticidade e honestidade: A maioria dos chefes medíocres acha que pode enganar seus subordinados e às vezes até clientes com pequenas mentiras, meias verdades e falsas promessas, esquecendo-se que com estes 'pequenos detalhes' na verdade estão cavando sua própria cova. As pessoas aprendem rapidamente quando alguém não é totalmente honesto, não veste a camisa e quando sua ética é a ética apodrecida de buscar resultados a qualquer custo. Muitas pessoas ficam deprimidas ao trabalhar num lugar assim - se é esse o seu caso, caia fora rápido! O mercado está cheio de oportunidades, e a vida é curta demais para desperdiçar com um chefe medíocre e desonesto.

Lembre-se do que diz Brian Azar: as pessoas podem até esquecer-se de algo que você tenha feito ou dito - mas nunca se esquecerão de quem você é, como é e como as tratou. O mundo é pequeno - trate-as bem!

[parceria com Ralph Marston]

 

 
 
TFS Comunicação – Tel (021) 9704-8109 – e-mail TFS@tfscomunicacao.com.br
Copyright © 2005 - Todos os direitos reservados - Empresa filiada a ABERJE